Você está em: Início Sala de Imprensa Líder do PT pede intervenção federal…
O líder do PT na Assembléia Legislativa, deputado Padre Pedro, afirmou que somente uma intervenção federal pode resolver o impasse na ocupação da Fazenda Mato Queimado, em Taió. Desde quarta-feira, um grupo de pessoas armadas, supostamente contratados por fazendeiros da região, mantém 150 integrantes do MST – mais de 70 crianças e idosos – sitiados no local, sem acesso a alimentos, água e material para montar as barracas.
O parlamentar fez contato com a senadora Ideli Salvatti, em busca da intervenção da Polícia Federal no caso. "É um absurdo, já que a Fazenda já foi desapropriada. Além disso, temos relatos de ameaças diretas e de tortura psicolígica", destacou o parlamentar. Até o final da tarde de quinta-feira, pouco mais de 10 policiais militares tentavam garantir a segurança no local. Mesmo a presença da polícia não garantiu o cumprimento da ordem judicial que permitia a entrada de lonas e mantimentos na Fazenda.
Disparos de arma de fogo foram ouvidos ao longo de toda a madrugada de quinta-feira. "A situação nos preocupa muito", disse um dos coordenadores do MST, Álvaro Santin.
Nesta sexta-feira (1°), um ato de apoio ao MST foi realizado próximo do local da ocupação. O deputado Padre Pedro participou da mobilização junto de diversas lideranças de movimentos sociais, sindicais e de simpatizantes da luta dos Sem Terra.