Você está em: Início Sala de Imprensa Luci toma posse na presidência do…
A ex-deputada federal Luci Choinacki assumiu na segunda-feira (21), a presidência do PT em Santa Catarina. As chapas que participaram das eleições diretas de dezembro também indicaram os 15 membros que compõem a Executiva Estadual. Cada chapa, em função da sua votação no PED, tem direito a um número de postos.
A transmissão da posse foi feita pelo então presidente, Pedro Uczai, que destacou a importância do trabalho coletivo dentro do partido.
Luci falou sobre os desafios que o partido terá em 2008 e sobre a necessidade de um trabalho conjunto entre as forças e os militantes. "Não é qualquer coisa fazer parte do maior partido de esquerda da América Latina, que tem o Presidente da República e a responsabilidade de responder aos anseios e necessidades do povo brasileiro", afirmou Luci. Para a nova presidente do PT, o partido "terá o tamanho que a militância der a ele em Santa Catarina".
O mandato do deputado Padre Pedro, que apoiou Luci Choinacki, junto da chapa Fortalecer o PT, participou da solenidade.
Chapas indicam membros para Executiva
A chapa Construindo um Novo Brasil em SC indicou Jéferson Forest para a 1ª. Vice-presidência, Valdeni Ferreira (Mano) para a Secretaria de Organização, José Idivaldo de Souza (Zezinho) para a Secretaria de Finanças, Miriam Matos para a Secretaria de Movimentos Populares e Elaine Prowck como vogal, que é um lugar na Executiva sem um cargo definido, mas com direito a voz e voto.
A chapa A Esperança é Vermelha ficou indicou o Secretário Geral, Horst Doering, o Secretário de Mobilização, Paulo Lauxen, o 3ª. Vice-presidente Célio Antonio (Prefeito de Laguna) e Janete Costa Godinho como vogal. A chapa PT Militante e Socialista ocupará a Secretaria de Formação com Allan Rodrigo Alcântara, a Secretaria de Assuntos Institucionais com Claudio Vignatti, a 2ª. Vice-presidência com Carlos Eduardo de Souza e Marlene Foschiera na função de vogal.
A chapa Fortalecer o PT terá a Secretaria de Comunicação, com Cedenir Simon no cargo, e Idelfonso Cardoso como vogal. Os nomes e as posições dos indicados ainda podem sofrer alteração até a reunião do Diretório Estadual que acontece em fevereiro.
Posse nacional adiada
A posse de novos dirigentes da Direção Nacional do PT foi remarcada para 9 e 10 de fevereiro. A próxima reunião do Diretório Nacional do PT, quando tomarão posse os dirigentes eleitos no PED 2007, foi adiada para data que coincide com o aniversário de 28 anos do partido. Inicialmente, o encontro ocorreria em 25 e 26 de janeiro.