Você está em: Início Sala de Imprensa Ministro anuncia investimentos do PDE…
O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou na segunda-feira (10), em Florianópolis, os investimentos e políticas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Participaram prefeitos de diversos municípios e lideranças estaduais.
O estado é o segundo da região Sul a receber a Caravana da Educação e o 23º do país. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de SC - 4,3 nas primeiras séries do ensino fundamental - está acima da média nacional, de 3,8.
Em entrevista coletiva, acompanhado do secretário estadual de Educação, Paulo Bauer, e do líder da bancada do PT na Assembléia, deputado Padre Pedro, Haddad afirmou que entre os 40 projetos do PDE, 39 correspondem a políticas universais de educação, e um trata exclusivamente dos Estados cujas avaliações apontaram para a necessidade de medidas específicas. "Vamos trabalhar, nesses casos, problemas primários que persistem nessas unidades da federação", disse.
O deputado Padre Pedro destacou a importância dos investimentos para a educação brasileira e, na conversa com o ministro, tratou da Universidade da Mesorregião do Mercosul e das demandas por ensino técnico e profissionalizante. "A iniciativa do PDE demonstra preocupação com a área. É um primeiro passo fundamental para aumentar a qualidade da educação no Brasil, da creche à universidade", afirmou.
DADOS
Dos 188 municípios que tiveram a qualidade do ensino avaliada pelo MEC no estado, 26 apresentaram Ideb abaixo da média nacional e receberão atendimento prioritário do MEC. Segundo as expectativas, em 2022, Santa Catarina deve atingir nota 6,4 no Ideb.
Para que isso ocorra, o estado precisa se comprometer com metas de qualidade, avaliadas a cada dois anos. O primeiro passo é a adesão ao Compromisso Todos pela Educação.
Haddad garantiu investimentos para a formação profissional dos professores e expansão da universidade federal em todo o país, assumindo o compromisso de melhorar a qualidade da educação básica.
Conforme o ministro, o PDE prevê a alfabetização de toda criança com até oito anos de idade antes do término do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010.