INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Comunidade do Monte Cristo terá parque

 Comunidade do Monte Cristo terá parque

Publicado em 11 de Dezembro de 2007

A comunidade do Monte Cristo, que reúne diversos bairros à margem da Via Expressa, em Florianópolis, terá um parque de cerca de 8 mil metros quadrados, e mais um campo de futebol. A proposta de ceder apenas 8 mil metros à comunidade, feita pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, foi aceita pelos representantes do Monte Cristo.

A mobilização das famílias do bairro começou há cinco anos, depois que a Cohab, proprietária de uma área de 30 mil metros quadrados, na Via Expressa, anunciou que venderia o terreno. A população reivindica a área para constituição de um complexo de lazer, cultura e formação para os mais de 20 mil moradores da região. O Governo se comprometeu a garantir a construção em 8 mil metros quadradores.

A resposta do Governo do Estado é fruto de uma audiência pública, realizada no dia 20 de setembro, na Escola Básica América Dutra Machado, e que reuniu mais de 100 pessoas do bairro Monte Cristo. "O dinheiro para o projeto já está encaminhado, o projeto está pronto e não há, em nenhum local próximo daquela comunidade, qualquer outra área de lazer. Se o Governo do Estado quer implementar uma política social de resultado em uma região que realmente precisa, basta destinar a área", defendeu o deputado Padre Pedro Baldissera, que propôs e presidiu a audiência. O parlamentar apresentou um pedido de informação para averiguar a situação legal da área.

Padre Pedro disse que a vitória da comunidade foi expressiva, contudo, espera que até o final da construção do parque, mais espaço seja concedido à comunidade. Conforme registro na Prefeitura Municipal, a área é uma ACI (Área Comunitária Institucional) e somente pode abrigar prédios como postos de saúde, unidades policiais ou equipamentos para a comunidade. "A legislação determina que a área só serve para a comunidade", enfatizou o líder comunitário Francisco dos Santos.

O bairro não tem creche e carece dos equipamentos mínimos de lazer e serviços para as comunidades.


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2025. Todos os direitos reservados.