Você está em: Início Sala de Imprensa Encontro de Pescadores mobiliza Oeste
O I Encontro de Pescadores, no último final de semana, reuniu mais de 200 pessoas em São Carlos, no Oeste. Além da confraternização, o encontro teve debates sobre a situação de agricultores e pescadores da região, que foram atingidos pela construção de diversas barragens, em especial a Foz do Chapecó.
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), um dos organizadores do encontro, denunciou que o consórcio responsável pela construção da barragem Foz do Chapecó não está respeitando as indenizações às famílias atingidas, além de organizar ações de coação contra as comunidades.
O deputado Padre Pedro participou do encontro e falou sobre o projeto, de sua autoria, que cria a Comissão Especial de Aqüicultura e Pesca na Assembléia Legislativa. "A Comissão dará força ao setor e permitirá a quem trabalha na área uma interlocução com os poderes públicos", afirmou o parlamentar.
Padre Pedro condenou ainda o desrespeito às famílias atingidas e disse que a população não pode ser "serviçal" de grandes empresas. O parlamentar afirmou que, depois das buscas feitas nas casas dos agricultores, muitas famílias temem por novas represálias. "Nenhuma obra justifica que famílias ordeiras e trabalhadoras tenham suas casas invadidas e suas vidas mudadas. É um absurdo e os movimentos não se calaram e não vão se calar diante disso", afirmou.