Você está em: Início Sala de Imprensa Farmácia Natural Itinerante em Caçador…
O projeto Farmácia Natural Itinerante, que leva à população informações sobre o cultivo e a identificação de plantas, ervas e raízes para aplicações terapêuticas e culinárias, estará em Caçador nesta quarta-feira (5). As atividades acontecem no salão do Sitrivest (rua 1° de Maio), a partir das 9h e seguem até às 17h.
O trabalho do projeto é conduzido por Alésio dos Passos, um dos maiores especialistas catarinenses na área. Nos encontros realizados nas comunidades, as pessoas têm acesso a informações sobre as características de cada variedade, a melhor forma de cultivo e as aplicações terapêuticas e culinárias já comprovadas. "O principal objetivo é informar e capacitar as pessoas, inclusive os agricultores, a identificar e cultivar as plantas. Para as pessoas, é uma pequena farmácia natural em casa. Já para os agricultores, é uma possibilidade para, a partir de iniciativas em conjunto, implementar uma fonte de renda alternativa nas propriedades", explica Alésio.
O projeto é promovido pelo mandato do deputado estadual Padre Pedro, e integra uma série de ações dirigidas aos pequenos agricultores e às comunidades do interior do Estado. Padre Pedro destaca que esse tipo de cultura ocupa um espaço reduzido da propriedade e os agricultores, em grupo, podem ampliar as possibilidades de comercialização dos produtos. "As pessoas estão se voltando cada vez mais para o consumo desses produtos. Indústrias, feiras e supermercados precisam dessa matéria prima. E, acima de tudo, é a natureza, de forma sustentável, servindo à prevenção e ao tratamento de males", destaca.
"Farmácias comunitárias"
São Miguel do Oeste e Palma Sola foram as primeiras cidades a implantarem hortos comunitários a partir do projeto Farmácia Natural Itinerante. Os hortos foram criados em espaços cedidos pela comunidade. "São as primeiras experiências, mas outras cidades já mostraram interesse. O espaço será utilizado por toda comunidade", explica Passos.
O deputado destaca que os hortos também podem ser espaços importantes para a educação ambiental, e para que as crianças e jovens das escolas também conheçam um pouco sobre o assunto.