INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Médico defende fitoterapia na saúde…

 Médico defende fitoterapia na saúde pública

Publicado em 02 de Dezembro de 2007

O médico Jorge Ruben Alonso, um dos maiores especialistas latino-americanos na área de plantas medicinais, afirmou, durante palestra na última terça-feira (27), na Assembléia Legislativa, que a maior parte das pessoas, e os governos, desconhecem o potencial dos fitoterápicos também na prevenção de doenças. Alonso palestrou no lançamento de uma edição especial da revista de Ciências Agroveterinárias da Udesc, intitulada "Plantas Medicinais: recursos naturais para o bem-estar da humanidade". A revista foi produzida numa parceria com a Associação Catarinense de Plantas Medicinais, com financiamento do Programa Cultura e Pensamento, do Ministério da Cultura.

O especialista falou do exemplo de inclusão de plantas medicinais no sistema de atenção primária de saúde, em três províncias da Argentina. Conforme Alonso, a utilização dos fitoterápicos, além de reduzir as chances de doenças, garante acesso a medicamentos, já que a lei das patentes não inclui as plantas. "Isso é uma vantagem, mas também reduz as pesquisas na área, já que as indústrias não se interessam em investir", explica.

Mais de 75% da população mundial vive nos países em desenvolvimento. Nesses países, em média apenas 15% das pessoas têm acesso a remédios. Alonso explica que as plantas medicinais representam um recurso próprio de cada país, podem ampliar a renda dos pequenos agricultores e garantir acesso facilitado aos medicamentos. "Teremos hospitais menos lotados, mais pessoas acessando os medicamentos e uma cadeia produtiva inteira é criada em torno dessa demanda", complementa o médico.

O mandato do deputado Padre Pedro apoiou o lançamento da revista. O executor do projeto Farmácia Natural Itinerante e integrante do mandato, Alésio dos Passos, participou do evento, e destacou a importância do esclarecimento das pessoas. "Tudo que vier para informar e esclarecer sobre as plantas medicinais é válido. Temos muitas pesquisas e é importante que as pessoas saibam disso", defendeu Alésio. Na tribuna, padre Pedro falou do trabalho dos pesquisadores e editores da revista, e defendeu o incentivo à produção de remédios com base em plantas medicinais, em sistema de cooperativa. "É uma renda extra para a propriedade e garante matéria prima para produção de fitoterápicos", disse o parlamentar.


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2025. Todos os direitos reservados.