Você está em: Início Sala de Imprensa Padre Pedro pede campus da Universidade…
A Assembléia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (21), moção do deputado Padre Pedro Baldissera, líder do PT, solicitando a implantação, no Extremo Oeste, de um campus da Universidade Popular Federal da Mesorregião da Fronteira do Mercosul. A proposição foi protocolada pelo parlamentar na terça-feira (20).
O documento, aprovado por unanimidade, será enviado ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, com quem o deputado Padre Pedro se reuniu no início de outubro deste ano. "Esperamos que a luta dos movimentos e da população do Extremo Oeste seja contemplada com um campus. É o mínimo depois de tantas batalhas por essa universidade", disse.
Padre Pedro argumenta que diversos setores econômicos da região Extremo Oeste, principalmente a agricultura, passam por dificuldades. Conforme o líder petista, os pequenos produtores ligados às cadeias de fumicultura, suinocultura, bovinocultura e avicultura, entre outras, enfrentam anos de resultados negativos.
"Além dos agricultores, diversos setores do comércio e da indústria também estão em situação difícil. O Extremo Oeste precisa, com urgência, repensar seu modelo de desenvolvimento a partir de uma nova matriz social, ambiental e econômica. E a universidade é fundamental para isso", afirma Padre Pedro.
Para o deputado, o êxodo na região, principalmente de jovens das comunidades rurais, é principalmente motivado pela falta de oportunidades de estudo e de trabalho na região. "Nossos jovens estão engrossando as periferias de grandes centros quando poderiam construir sua vida aqui, e ajudar a melhorar as perspectivas para a população do Extremo Oeste", complementou.