Você está em: Início Sala de Imprensa Revista traz informações sobre plantas…
Uma edição especial da revista de Ciências Agroveterinárias da Udesc, intitulada "Plantas Medicinais: recursos naturais para o bem-estar da humanidade", será lançada nesta terça-feira (27), na Assembléia Legislativa. O projeto é da Udesc, em parceria com a Associação Catarinense de Plantas Medicinais, e é financiado por um edital do Programa Cultura e Pensamento, do Ministério da Cultura.
Conforme a coordenadora da Câmara Setorial de Plantas Medicinais, e vice-coordenadora da Associação Catarinense de Plantas Medicinais, Fátima Chechetto, a revista será distribuída gratuitamente e socializa informações sobre as plantas medicinais e o que está acontecendo de atual nas várias pesquisas sobre o tema. A Câmara integra o Conselho de Desenvolvimento Rural, da Secretaria Estadual da Agricultura.
Segundo Fátima, a partir da aprovação, em 2006, pelo Governo Federal, das políticas nacionais de "Plantas Medicinais e Fitoterápicos", e de "Práticas Integrativas e Complementares pelo SUS" (que inserem as plantas medicinais no sistema de saúde pública), o interesse no setor vem crescendo. "Porém, nem sempre esse conhecimento é acessível às pessoas. O que queremos é levar informação para a população, sobre um tema que ganha espaço na área da saúde", explica.
O evento tem o apoio da presidência da Assembléia e do mandato do deputado padre Pedro Baldissera, que desenvolve o projeto Farmácia Itinerante, com o especialista na identificação e no cultivo de plantas medicinais, Alésio dos Passos.
O lançamento inicia às 19h, no auditória Antonieta de Barros, e também terá palestra do médico Jorge Ruben Alonso. Ele fala sobre o exemplo argentino na inclusão de plantas medicinais no sistema de atenção primária de saúde.
Projeto Farmácia Itinerante
O projeto Farmácia Natural Itinerante leva à população informações sobre o cultivo e a identificação de plantas, ervas e raízes para aplicações terapêuticas e culinárias. Conduzido por Alésio dos Passos, passou por do Extremo-Oeste, Oeste e Meio-Oeste. O projeto é promovido pelo mandato do deputado Padre Pedro, e integra uma série de ações dirigidas aos pequenos agricultores e às comunidades do interior do Estado.
Nos encontros, realizados em espaços das comunidades, as pessoas têm acesso a informações sobre as características de cada variedade, a melhor forma de cultivo e as aplicações terapêuticas e culinárias já comprovadas. "O principal objetivo é capacitar as pessoas, em especial os agricultores, a identificar e cultivar as plantas, para que possam, a partir de iniciativas em conjunto, implementar uma fonte de renda alternativa", explica Alésio.
O deputado Padre Pedro destaca que esse tipo de cultura ocupa um espaço reduzido da propriedade e os agricultores, em grupo, podem ampliar as possibilidades de comercialização dos produtos. "As pessoas estão se voltando cada vez mais para o consumo desses produtos. Indústrias, feiras e supermercados precisam dessa matéria prima. Além disso, é um incentivo à utilização sustentável da natureza para o cuidado com a vida", afirma Padre Pedro.
INFORMAÇÕES
Fátima Chechetto: (48) 9986 5923 e 3234 8310