INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Agricultor preso arbitrariamente no…

 Agricultor preso arbitrariamente no Oeste

Publicado em 17 de Novembro de 2007

A prisão arbitrária do agricultor e militante do MAB, Irineu Brescoviski, de São Carlos, motivou um encontro de toda bancada petista, na quarta-feira (14). O caso foi levado aos parlamentares pelos integrantes do MAB Rodrigo, de Itapiranga, e Sadi, de São Carlos.

A prisão de Brescoviski é o último acontecimento relacionado à construção da barragem Foz do Chapecó. O agricultor foi levado de sua casa no início da manhã. Outros sete mandados de busca contra integrantes do MAB também foram expedidos. O deputado Padre Pedro questionou o fato das autoridades tratarem integrantes de um movimento social como se fossem criminosos. O parlamentar prestou solidariedade a Brescoviski e na próxima semana levará o caso ao plenário da Assembléia Legislativa.

Apesar de questionar e apresentar alternativas ao modelo energético atual, o MAB não é contrário à construção da usina, contudo, exige justiça nas indenizações e reassentamentos. Com mais de 20% da obra da barragem concluída, os direitos dos agricultores não estão sendo respeitados. Além da indefinição nos critérios de reassentamento, a empresa não reconhece os direitos dos atingidos e estabelece indenizações que estão muito abaixo dos valores das áreas. São mais de 3,5 mil famílias atingidas, em 15 municípios.

Agora, os parlamentares darão apoio ao cancelamento dos mandados de prisão e à defesa do agricultor Irineu Brescoviski. A bancada também buscará o Ministério de Minas e Energia, para que interfira junto ao Consórcio que constrói a barragem. O objetivo é garantir aos agricultores que busquem seus direitos. Ao mesmo tempo, vão solicitar interferência direta para todo impacto ambiental e social da barragem seja compensado.


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2025. Todos os direitos reservados.