Você está em: Início Sala de Imprensa MPA lança Plano Camponês
O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) lançou na quinta-feira (8), em São Miguel do Oeste, o Plano Camponês, proposta do movimento que defende uma alternativa de transformação da sociedade, numa lógica que repensa qual o modelo de agricultura que o país fomenta, e qual o tipo de produção que se pretende no Brasil. Um dos principais objetivos é incentivar um modelo que respeite o meio ambiente e, ao mesmo tempo, agregue renda e melhore a qualidade de vida dos agricultores.
Charles Reginatto falou pelo MPA no lançamento, que teve a presença da senadora Ideli Salvati
Em SC, o Plano compreende diversas ações, entre elas o Programa de Agrocombustíveis, que passará por um estudo de viabilidade técnica, econômica, ambiental e social. O resultado do edital que define quem realizará o estudo será divulgado até o final do mês. As informações foram apresentadas no lançamento do Plano Camponês.
O projeto da unidade de beneficiamento de sementes também foi divulgado no evento. Até o dia 5 de dezembro será divulgado o resultado do edital para construção da unidade. Ainda está incluída no plano a previsão de aumento da capacidade de produção de frangos na Cooperunião, em Dionísio Cerqueira. A Oeste Bio, cooperativa do MPA, gerenciará todos os projetos.
O mandato do deputado Padre Pedro apóia a iniciativa e os projetos. O parlamentar destaca que o modelo de produção de grande parte do setor agrícola prioriza lucros desmedidos, e coloca em segundo plano a preservação e a sustentabilidade do meio ambiente. "São iniciativas como essa que precisamos fomentar. Os nossos agricultores familiares e camponeses, organizados, trabalham a terra numa lógica que gera desenvolvimento e, ao mesmo tempo, respeita a vida", afirmou.