Você está em: Início Sala de Imprensa Pequenos municípios podem ter acesso…
Para levar o serviço de telefonia móvel a todos os 5.565 municípios do país, o Ministério das Comunicações trabalhou no lançamento do edital de licitação da terceira geração de telefonia móvel (3G), que permitirá o atendimento a todos os municípios com menos de 30 mil habitantes, no prazo de dois anos.
A informação foi comemorada pelo líder do PT na Assembléia, deputado Padre Pedro. O parlamentar recebe diversas reivindicações de comunidades do interior, que pedem acesso a sinal de celular. Em SC, mais de 60% das pequenas localidades, com menos de 5 mil habitantes, não têm acesso a telefonia móvel.
O parlamentar já encaminhou moções, indicações e manteve contato com as empresas de telefonia, buscando sensibilizar as gerências regionais para a necessidade de ampliação do sinal. Além disso, Padre Pedro lembra que as metas da telefonia móvel, estipuladas pela Anatel, determinam o atendimento dessas comunidades.
"O celular é hoje uma ferramenta de trabalho. Para as comunidades do interior não é diferente, no entanto, a falta de acesso prejudica muito a população", destacou.
Conforme o ministério, a vantagem desse novo formato é assegurar a cobertura total, até mesmo nos pequenos municípios, que podem receber a tecnologia 2G. O objetivo é atender os 1.836 municípios brasileiros que ainda não contam com nenhum tipo de serviço de telefonia móvel.
A terceira geração vai democratizar ainda mais a telefonia celular, e também disponibilizar novos serviços para os consumidores. O aparelho pode ser transformado em um mini-computador, com convergência tecnológica e serviços de dados e voz.