INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Preservação da água e meio ambiente…

 Preservação da água e meio ambiente é tema de ações do mandato

Publicado em 17 de Abril de 2006

Além de presidir o Fórum Permanente para Preservação das Águas e Aqüífero Guarani, formado por deputados estaduais, Padre Pedro promove, a partir da equipe de seu mandato, um ciclo de palestras realizadas em escolas da região Oeste do Estado. Os eventos, ministrados por assessores parlamentares, levam informações sobre água, meio ambiente, matas ciliares e o aqüífero guarani para estudantes do ensino fundamental e médio. O trabalho, que é realizado há dois anos, já contemplou cerca de 5 mil alunos de mais de 100 escolas da região. No dia 17 de abril, o assessor Jaime Bianchi e o técnico e assessor, Luciano Mezalira, realizaram atividades para cerca de 400 alunos, na Escola de Educação Básica Pedro Maciel, em Chapecó.

De toda água do planeta, 97,3% está concentrada nos oceanos e mares, 2,7% é água doce e deste pequeno percentual, somente 0,36% é água doce superficial, que poderá estar acessível para consumo. Os palestrantes citaram exemplos regionais e mundiais sobre a destruição do meio ambiente e lembraram os alunos sobre cuidados básicos com a água da superfície.

Segundo Bianchi, “70 % da população mundial não dispõe de água potável e no mundo morrem, diariamente, 25 mil pessoas em decorrência da poluição da água. Nós temos uma gota de água doce que deve ser cuidada”, declarou.

Mezalira, que já trabalhou como técnico de águas, explica que no oeste catarinense, o consumo é crescente e que a região Sul possui apenas 6,5% da água disponível do país. “É preciso que a população busque novos caminhos para a produção agrícola e preserve o meio ambiente, só assim poderemos reverter parte do desequilíbrio ambiental que se vivencia”, comentou o assessor.

Outros pontos debatidos no evento são o funcionamento e exploração do aqüífero guarani e a preservação das matas ciliares. “A mata ciliar funciona como protetora das águas e ecossistemas, mas o desmatamento acontece cada vez mais, mesmo com o amparo legal para a preservação”, afirmou Mezalira.

Os problemas relacionados com a água são diversos e cada região apresenta um perfil decorrente do uso dos recursos naturais, da concentração de animais e do grau de consciência das populações locais. Para Bianchi, a falta de água potável não é um problema somente governamental, “mas uma responsabilidade de toda população”, ressaltou. O ciclo de palestras segue seu calendário com eventos nas cidades de São Domingos e Entre Rios.

 


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.