Você está em: Início Sala de Imprensa Padre Pedro encaminha moção que beneficia…
Desde a safra de 1999/2000 o agricultor catarinense acumula prejuízos. Somente as perdas causadas pela estiagem neste ano comprometem 24,7% da produção de milho, 15% da safra de soja, 20% da de feijão e de 16% da produção mensal de leite no Estado. Estes prejuízos são irreversíveis, mesmo com o aumento de chuvas apresentado nas últimas semanas. As quedas de produção deixam os agricultores em situação alarmante e desesperadora.
O deputado Padre Pedro, encaminhou pedido, na última semana, através de uma moção ao Presidente da República e aos Ministérios da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, para que sejam agilizadas as vistorias e laudos técnicos que beneficiam os agricultores para o acesso ao Seguro do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). A moção pede agilidade para que os produtores rurais, prejudicados com a estiagem nas últimas safras, recebam compensação financeira pelos produtos que se encontram abaixo do preço de mercado.
“Não posso admitir que o trabalhador do campo, que sofreu e cumpriu seu papel, receba um pagamento abaixo do preço estabelecido por lei pelo produto que oferece ao público”, declarou o Deputado. Padre Pedro explica que a moção lembra o governo de que os agricultores não podem esperar e que o cumprimento dos pedidos do Proagro geram qualidade de vida para as famílias do campo.
Os agricultores sofrem com as últimas variações do clima, as estiagens, e com as doenças fúngicas ou pragas. Com a insegurança destes problemas o trabalhador do campo permanece sem perspectiva de melhora para seu negócio e sustendo. Segundo dados da Epagri, os prejuízos somados na safra 2005/2006 em Santa Catarina, até o mês de abril, chegam a R$ 343 milhões.
Em Chapecó, aproximadamente 3,5 mil agricultores ainda esperam uma definição sobre o pedido do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), relativo à estiagem da safra passada.
O Proagro foi criado pela Lei no. 5.969, em 1973, mas foi reformulado pelo atual governo em 2004. O Proagro Mais tem como objetivo garantir a cobertura de 100% do financiamento, mais 65% da receita líquida esperada pelo empreendimento financiado pelo agricultor familiar. Para Padre Pedro, o Proagro é importante, mas é função do parlamentar cobrar a urgência dos resultados dos programas de créditos para amenizar os problemas dos camponeses.