INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Marcha do MST reúne mais de mil pessoas…

 Marcha do MST reúne mais de mil pessoas em Campo Erê

Publicado em 13 de Março de 2006

No último domingo (12/03) cerca de 300 famílias ocuparam a fazenda Maravilha, no Município de Campo Erê, sob a coordenação do Movimento dos Sem Terra (MST). Segundo representantes do movimento, o acampamento foi montado porque a área já está arrendada há 20 anos e tem denúncias de crime ambiental. Para demonstrar a organização do grupo e cobrar respostas sobre o encaminhamento da fazenda aos programas de Reforma Agrária, o MST promoveu uma marcha, no sábado (18/03), entre o acampamento, no interior do município, e o centro da cidade de Campo Erê.
Mais de mil pessoas participaram da marcha, que reuniu os acampados, assentados e apoiadores. Entre os presentes, várias lideranças de municípios da região, como Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste, Anchieta, Quilombo e Chapecó. Durante a caminhada o grupo recebeu manifestações de apoio de lideranças políticas do município e da região, profissionais da educação e simpatizantes do movimento.
O Deputado Padre Pedro participou do evento e comentou sobre a força da organização do grupo. “O MST é um movimento revolucionário porque tem a capacidade e a coragem de enfrentar o latifúndio e lutar pela partilha da terra”, declarou Padre Pedro. Para o Deputado, é a partir da organização dos movimentos sociais e de iniciativas como esta que as mudanças acontecem, que novos rumos são dados ao Brasil.
Segundo o Coordenador Regional do MST, Álvaro Santin, a fazenda tem registros de crime ambiental pela pulverização de venenos lançados a partir de aviões na propriedade. Santin afirma que as 300 famílias irão permanecer na terra e que novas ações serão realizadas para que haja o assentamento.
No Brasil, um quarto da população vive do trabalho no campo e é esta camada social que mais sofre com a questão fundiária. A má distribuição de renda e terras é fator histórico. A luta pela distribuição de terras no Brasil esta envolvida com aspectos políticos e econômicos. O MST busca discutir estratégias voltadas para esta questão. O movimento já tem 21 anos de existência no país e, em Santa Catarina, um dos primeiros atos do grupo foi em 1980, com a ocupação da Fazenda Burro Branco, também no município de Campo Erê.



Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.