Você está em: Início Sala de Imprensa Padre Pedro propõe inclusão de obras…
Foi aprovado o PL 348/2021, de autoria do deputado Padre Pedro (PT), que institui o "Depósito Legal de Obras Impressas junto à Biblioteca Pública de Santa Catarina".
A proposta ampliará o mecanismo do depósito legal de obras impressas, determinando o envio também de cópia digital para compor o acervo da Biblioteca Pública, além de autorizar a inclusão no repositório da Hemeroteca Digital Catarinense.
O projeto também vai garantir guarda, preservação, pesquisa e consulta no ambiente da internet, ampliando o alcance dos cidadãos catarinenses à produção intelectual no Estado.
De acordo com Padre Pedro, com o advento das novas tecnologias, a produção de livros, revistas e jornais passaram a ser editadas em formato eletrônico, substituindo o tradicional suporte em papel. Entretanto, estas publicações digitais não são encaminhadas à Biblioteca , que é a instituição responsável na recepção, guarda e preservação da memória catarinense.
“Com as tecnologias é preciso avançar na questão burocrática que envolve o papel e abastecer as nossas bibliotecas também na forma digital”, destaca.
Dessa forma, segundo o deputado será possível garantir maior segurança e facilidade na pesquisa e na busca do próprio conhecimento, já que a ausência das publicações em formato digital implicaria, ao longo dos anos, em perda significativa de conteúdo, causando impactos para a memória e a história de Santa Catarina
Você sabe o que é a Hemeroteca? - Hemeroteca ou arquivo de periódicos são coleções ou conjuntos organizados de periódicos (jornais, revistas ou obras em série). É entendido como uma seção de bibliotecas, arquivos ou centros de documentação reservada à guarda, custódia e conservação de materiais deste gênero.
O termo tem origem do grego antigo "heméra", que significa "dia" e "teca", que significa "coleção". Hemerotecas são utilizadas para o estudo das publicações de imprensa e da história da imprensa. Também são amplamente utilizadas nos estudos históricos, sendo fonte privilegiada sobre movimentos operários, imigração e urbanização. Por serem espaço de guarda de documentos de relevância social e institucional, hemerotecas são também entendidas como espaços de memória, preservação e acesso ao conhecimento.