(48) 3221-2726
imprensapadrepedro@gmail.com
Projetos e Lutas

Você está em: Início  Projetos e Lutas  Dia da Agroecologia já é lei

 Dia da Agroecologia já é lei

Aprovado por unanimidade, o projeto de lei 251/2013 foi transformado na Lei 16.166/2013, criando em 3 de outubro o Dia Estadual da Agroecologia em Santa Catarina. A ideia deste projeto do deputado Padre Pedro é abrir espaço ao debate sobre o modelo agroecológico e incentivar a realização de eventos que aproximem a sociedade catarinense da agroecologia, desde feiras até campanhas nas escolas. A data marca o nascimento de Ana Primavesi, precursora da agroecologia no Brasil.

Esta é outra proposta que surgiu dos debates do VI Seminário Estadual de Agroecologia, realizado em 2013 no município de Pinhalzinho por um conjunto de mais de 20 entidades e movimentos.

A partir de 2015, nas proximidades da data, a ideia é organizar um ciclo de seminários em todo Estado envolvendo inclusive atividades dirigidas a alunos de escolas públicas e privadas. Nestes espaços, será discutida a relação entre a agroecologia e uma alimentação saudável, e como este modelo pode beneficiar não só quem consome, mas quem trabalha na agricultura.

Ideia que já deu certo

Temos outros exemplos semelhantes ao Dia da Agroecologia em SC, como a criação do Dia Estadual do Vinho. A proposta mobilizou o setor e abriu espaço para que ele alcance a sociedade das mais diversas formas, desde mostras e feiras até atividades culturais em escolas. É mais um elemento num conjunto de medidas necessárias para diversas áreas.

No caso do vinho, resultou em quatro mostras estaduais e mobilizações nas principais regiões produtoras, que renderam visibilidade à produção catarinense e uma relação direta entre vitivinicultores e o público.

Quem foi Ana Primavesi

Nascida na Áustria, em 1920, a engenheira ambiental Ana Maria Primavesi, hoje aposentada, foi professora da Universidade Federal de Santa Maria. Fundadora da Associação da Agricultura, Ana é autora de diversos livros, dentre os quais aquele que é considerado a obra de referência nas ciências agrárias, "Manejo ecológico do solo: a agricultura em regiões tropicais". Durante sua brilhante carreira, recebeu diversos prêmios como o One World Award do International Federation of Organic Agriculture Movements, além de títulos doctor honoris causa em diversas universidades brasileiras.

“Graças a esta mulher, o solo passou a ser compreendido como um organismo vivo e com diversos níveis de interação com a planta”, destaca o parlamentar na justificativa do projeto.

Veja a lei e o projeto aqui



Deputado Estadual Padre Pedro Baldissera - Política a Serviço da Vida. © 2017. Todos os direitos reservados.

Acessar Webmail