INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Projetos e Lutas

Você está em: Início  Projetos e Lutas  Dia do Vinho - LEI 14.711/2009

 Dia do Vinho - LEI 14.711/2009

A partir do projeto de lei 184, protocolado pelo deputado Padre Pedro Baldissera em 2008, foi criado em Santa Catarina o "Dia do Vinho", uma nova medida de incentivo ao setor no Estado. A comemoração acontece no primeiro domingo do mês de junho.

O "Dia do Vinho" já é comemorado no Rio Grande do Sul, principal produtor nacional de uvas e vinhos. O mesmo acontece em países da Europa, como a França, onde na terceira quinta-feira do mês de novembro uma grande festa popular marca a abertura dos barris da nova safra. A ideia é estimular, como ocorre nesses países, o consumo responsável, a promoção e o turismo que envolve a vitivinicultura, desenvolvendo o setor de forma simbiótica em relação ao turismo, área economicamente muito forte em Santa Catarina.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2006), SC ocupa a sexta colocação nacional na produção de uvas, com 47,7 mil toneladas. A área plantada de videiras é a quinta maior, com mais de 4,9 mil hectares. Anualmente, o Estado produz mais de 22 milhões de litros de vinho.

São mais de 4 mil famílias atuando no setor, entre a produção de uvas e de derivados.

VEJA A ÍNTEGRA DA LEI


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.