INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Padre Pedro comenta pesquisa da CNM

 Padre Pedro comenta pesquisa da CNM

Publicado em 10 de Maio de 2006

O deputado Padre Pedro elogiou, em pronunciamento no dia 10 de maio, o programa desenvolvido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que apontou as cidades referências no país. Com base em dados e resultados alcançados, o estudo elegeu o município de Guaraciaba a 1ª cidade no estado e a 4ª no ranking nacional em responsabilidade de gestão e em investimentos que geram qualidade de vida para seus moradores.

O programa analisou dados de 5.562 municípios do país, onde 83% têm uma população inferior a 30 mil habitantes. Os pontos analisados estão relacionados à responsabilidade fiscal, à qualidade administrativa e aos investimentos voltados para as questões sociais. A CNM ressaltou à eficiência da gestão pública com a aplicação dos recursos, com equilíbrio interno, além das políticas públicas relacionadas à saúde, saneamento básico e educação.

A avaliação das cidades colocou os municípios em uma escala de zero a um. O índice foi baseado na divisão entre o valor de 50% ao índice fiscal, 30% ao de gestão e 20% ao social. A pesquisa é um comparativo de dados e municípios que avalia desde a evasão escolar até o controle fiscal.

Padre Pedro foi eleito prefeito do município em 1997 e reeleito em 2000. O deputado apresentou, na Assembléia Legislativa, demonstrativos sobre a execução orçamentária de Guaraciaba entre 1988 e 2005. “Em 1997, quando assumi a prefeitura, dados do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina mostravam que a cada real que a prefeitura arrecadava tinha R$ 9 comprometidos”, destacou o parlamentar.

Segundo ele, as dívidas são resultado da má gestão pública do município, que veio acumulando seguidos déficits orçamentários. “É interessante ressaltar que exatamente nos anos eleitorais é que os déficits são mais acentuados no histórico orçamentário, mas que a partir de nossa administração, nos anos eleitorais, é que houve os maiores superávits”, explicou.

O deputado comentou que para conseguir colocar as contas da prefeitura em dia precisou fazer renúncias salariais, “partindo do próprio prefeito, dos cargos de confiança do município, em até 30% do vencimento. Aos poucos conseguimos recuperar a credibilidade do município, chegando ao destaque que merece hoje”, afirmou.

Para o parlamentar, o programa da Confederação Nacional dos Municípios reconhece o esforço de toda sociedade de Guaraciaba para chegar à pontuação. “É importante destacar o papel que tem exercido a Câmara de Vereadores, porque aonde se gasta menos, dentro do Legislativo, também colhem-se resultados e sobra mais dinheiro para ser investido em políticas públicas”, concluiu Padre Pedro.

Conforme o atual prefeito, Airton Fontana, eleito em 2004, o município mereceu o lugar de destaque pela forma como a prefeitura, desde 1997, na gestão de Padre Pedro ainda, vem administrando as contas e os investimentos públicos. Segundo Fontana, ”trata-se de uma filosofia onde o trabalho honesto, a seriedade, a transparência administrativa e a participação da população trazem o resultado positivo”.

 


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.