INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  SC terá sua primeira Casa de Parto…

 SC terá sua primeira Casa de Parto Humanizado

Publicado em 16 de Maio de 2018

Nesta quarta-feira (16), a deputada Ana Paula Lima (PT), sua assessoria e o chefe de gabinete do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), Murilo Silva, estiveram na Superintendência do Patrimônio da União (SPU/SC), com o vice-diretor geral do Câmpus de Florianópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), o professor Marcos Aurélio Neves e sua equipe. Na pauta, a doação do antigo prédio da LBA, na Avenida Mauro Ramos, em Florianópolis, para o IFSC. Hoje o local abriga a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, cuja sede é vizinha à área.

O objetivo é instalar a primeira Casa de Parto Normal Humanizado de Santa Catarina e outros serviços de saúde. O superintendente do SPU/SC, Carlos José Bauer, garantiu o interesse na doação, o que apenas dependerá de etapas administrativas internas.

A ideia é deslocar o Centro de Parto Normal (CPN) do IFSC para o imóvel e a instalação de uma Clínica Escola, ambos para o atendimento gratuito à população, especialmente moradores do Maciço do Morro da Cruz.

O assunto foi tratando em reunião no dia 21 de março deste ano, na comunidade do Monte Serrat, com a participação do Padre Vilson Groh, dos deputados Padre Pedro e Dirceu Dresch, e das assessorias dos deputados Neodi Saretta e Ana Paula Lima. Também em março, o deputado Saretta, que preside a Comissão de Saúde da Alesc, esteve no IFSC com o mesmo objetivo. O parlamentar anunciou que seria solicitado o aval da Rede Cegonha para que o CPN seja implementado.

Na reunião da quarta-feira, a deputada Ana Paula Lima – cujo mandato dedica-se ao debate do tema há anos – afirmou que a humanização do parto "passa pela assistência à mulher no momento de uma experiência maravilhosa, permitindo que as crianças nasçam com amor e carinho" e que a possibilidade de oferecer isto a mulheres de baixa renda será uma experiência extremamente gratificante. O assessor do deputado Padre Pedro, Murilo Silva, destacou que além do parto humanizado e a Clínica Escola, que oferecerá equipamento de diagnóstico de imagens de última geração, "o tamanho do imóvel que será doado possibilitará a inclusão de outros serviços de saúde, como Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).”

Fora da pauta da saúde e adentrando na área da cultura, o SPU/SC deu início ao processo de doação do antigo Cine Cecomtur ao IFSC, que tem interesse em desenvolver um projeto de audiovisual aberto à comunidade e integrado à pesquisa acadêmica. Entre as salas de cinema de rua de Florianópolis, o Cecomtur foi a mais equipada e confortável, entre as décadas de 60 e 80.


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.