INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Cooperdagua recebe Comenda do Legislativo…

 Cooperdagua recebe Comenda do Legislativo nesta segunda

Publicado em 19 de Novembro de 2017

A Cooperativa de Fornecimento de Água Potável e Economia Solidária (COOPERDAGUA), de Palmitos, recebe nesta segunda-feira (20), em Florianópolis, a Comenda do Legislativo Catarinense. A homenagem foi proposta pelo deputado Padre Pedro Baldissera, em razão da atuação da cooperativa na preservação da água e na difusão de práticas sustentáveis.

A Comenda é a maior distinção concedida pelo Parlamento de Santa Catarina. A solenidade inicia às 19h, no Plenário Osni Régis, e também terá homenagens a outras organizações e pessoas que se destacam no Estado.

“É uma história de luta destas famílias que trouxe ótimos resultados para aquelas comunidades, que preserva a água e a garante para o uso de todos, e que também incentiva na agricultura familiar a perspectiva da agroecologia”, destacou Padre Pedro, lembrando a atuação da Cooperdagua em diversos setores.

Desabastecimento motivou projeto

Depois do ano 2000, a região Extremo Oeste enfrentou constantes problemas no fornecimento de água, que causaram prejuízos principalmente à agricultura familiar e camponesa. Em 2006, num projeto coletivo, um grupo de famílias que já tinha experiência de cooperação organizou-se e criou a Cooperdagua, com o objetivo de dar suporte ao setor na garantia de água de qualidade.

Nestes 11 anos a Cooperativa implementou diversos projetos que resolveram o problema de fornecimento de água nas propriedades. Além disso, a Cooperdagua é referência em preservação e no cuidado com as nascentes e mananciais hídricos e atua em diversos segmentos, desde o fornecimento de insumos, até a pecuária leiteira. Com uma diferença: ela não comercializa veneno, e trabalha na perspectiva de promover a agricultura orgânica e agroecológica.

São 132 associados, de 11 comunidades, e mais 35 sócios do setor leiteiro. A base de pasto e os piquetes são irrigados com água fornecida pela cooperativa, que também incentiva técnicas inovadoras e menos impactantes sobre o meio ambiente. Ainda são atendidos 23 aviários e 24 unidades de suínos. Os salões comunitários das 11 comunidades da região norte de Palmitos, o Posto de Saúde, Igrejas e um núcleo educacional com 180 alunos também se beneficiam da água viabilizada a partir da Cooperdagua.

A cooperativa também é responsável por um projeto de conscientização dos moradores das margens do Rio Uruguai, incentivando-os a recompor a mata ciliar e fiscalizar a poluição. A ideia é garantir a ampliação da mata, essencial à capacidade de recuperação do rio em casos de poluição. Além disso, mantém uma agropecuária que comercializa todos os produtos para a agricultura e a pecuária, exceto agrotóxicos. O objetivo é incentivar a disseminação da produção e da consciência agroecológica e orgânica.

Galeria de Imagens


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.