(48) 3221-2726
imprensapadrepedro@gmail.com
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Alesc homenageia o Centro Educacional…

 Alesc homenageia o Centro Educacional Marista São José pelos 21 anos de fundação
Publicado em 08 de Novembro de 2017

Considerado referência em ensino na região da Grande Florianópolis, o Centro Educacional Marista São José (CEMSJ) foi homenageado na noite desta terça-feira (7) pela passagem dos seus 21 anos de fundação como uma sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa. O evento aconteceu na sede da instituição, localizada no município de São José e reuniu lideranças políticas, representantes de entidades de classe e congregações religiosas.

Pertence à Rede Marista de Solidariedade, o CEMSJ iniciou suas atividades em 1996, oferecendo educação infantil e ensino fundamental na região. Atualmente, a unidade conta com aproximadamente 1.100 alunos, com cerca de 600 famílias sendo atendidas por meio da educação básica e da jornada ampliada, uma proposta de educação integral em que os alunos cursam o ensino regular e, no contraturno, permanecem na escola para cursar outras atividades, tais como teatro, dança, mídia e comunicação, arte visuais e pastoral juvenil marista.

Proponente da solenidade, o deputado Padre Pedro Baldissera (PT) qualificou o trabalho realizado pela Congregação Marista no bairro Jardim Zanellato, onde o CEMSJ está instalado, como um exemplo de transformação social por meio da difusão do conhecimento. “Esta sessão é um reconhecimento a esse extraordinário trabalho que esse centro educacional, comandando pelos irmãos maristas, está desempenhando em um bairro pobre. O centro educacional é sinal de transformação, pois é através do conhecimento que vamos alterando mentalidades, consciências e construindo os sonhos e ideais que estão presentes em centenas e centenas de famílias”, disse.

O diretor do CEMSJ, Adriano Brollo, que na ocasião representava todos os homenageados da noite, afirmou que a solenidade é um incentivo para o prosseguimento das atividades realizadas na unidade, de caráter filantrópico e que atualmente oferece bolsas de estudo integral a 1.040 crianças. “Este é um trabalho diferenciado, que prima por uma formação integral e uma homenagem como essa reafirma nosso compromisso com a comunidade, com essas crianças e adolescentes, e também com as famílias atendidas.”

O administrador citou como maior desafio para os próximos anos adaptar o processo pedagógico da escola à realidade vivida pelos estudantes. “Não é somente o passar folha de uma apostila, mas é realmente trazer um ensino contextualizado, que traga as realidades, os desafios e as vulnerabilidades que eles vivem cotidianamente com suas famílias e dialogar tudo isso dentro do contexto da escola, da sala de aula, fazendo isso importante no processo de aprendizagem.”

Outro homenageado da noite, por ser um dos funcionários mais antigo do CEMSJ, Gentil Fernandes Vieira destacou as mudanças ocorridas no bairro após a instalação da unidade. “Podemos dizer que o Jardim Zanellato cresceu à volta do Marista, que virou uma referência para a comunidade e para os novos moradores que chegavam, pois um colégio bom em numa periferia é difícil e todos traziam seus filhos para cá. À volta dele também foram se instalando comércios e ruas foram sendo asfaltadas. Houve uma grande transformação por aqui.”

Mas, as principais mudanças promovidas pelo Marista São José, observou Vieira, ocorreram entre próprios os jovens que passaram pela instituição. “O colégio modificou a vida destas pessoas. Muitos se formaram em vários setores e estão pelo mundo exercendo o que aprenderam aqui.”

Homenageados

Durante a sessão também foram homenageadas, com placas e certificados, as entidades e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do projeto educativo Marista e em prol dos jovens atendidos na unidade ao longo dos anos.

- Centro Educacional Marista São José, representado pelo seu diretor, Adriano Brollo;

- Tassiani Lemos Stank, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim Zanellato;

- Márcia Regina de Faria, técnica em enfermagem da Unidade Básica de Saúde do Jardim Zanellato;

- Terezinha Meurer Guesser, coordenadora da cozinha comunitária Diácono Venceslau;

- Jorge Manoel da Costa, vice-presidente do Centro de Educação Infantil Renascer;

- Padre Siro Manoel de Oliveira, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes e São Pedro – Comunidade Santa Paulina;

- Prefeitura de São José, representada pela diretora de ensino do município Lilian Sandin Boing;

- Alessandra Maia Rosas Hovorusko, diretora-executiva de Ação Social do Grupo Marista. No ato representada por Luiz Augusto Martins;

- Instituto Vilson Groh, representado por Karla Marilda Martins;

- Congregação dos Irmãos Maristas, representada pelo diretor institucional do Centro Educacional Marista São José, reverendo Neri Depaoli;

- Adriano Brollo;

- Cleber de Oliveira Rodrigues;

- Danuzio Brandelero;

- Edemilson Gomes de Souza, representado pelo educando Eron Bianco;

- Gentil Fernandes Vieira;

- Idalina Carmina de Jesus;

- João Batista Sartori;

- Larissa Muller de Sias;

- Maria Aparecida Wollinger Niehues;

- Marilene dos Santos Ferreira Vieira;

- Mônica Ferreira Ferro;

- Oendel Roberto Wagner;

- Paulo Sell Filho;

- Reginéia Uguccioni da Silva;

- Rita de Cássia Fanfa.

Texto Agência Alesc


Galeria de Imagens


Deputado Estadual Padre Pedro Baldissera - Política a Serviço da Vida. © 2017. Todos os direitos reservados.

Acessar Webmail