INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Padre Pedro pede segurança a famílias…

 Padre Pedro pede segurança a famílias que trabalham na pecuária leiteira

Publicado em 01 de Novembro de 2017

O deputado Padre Pedro afirmou que apesar de Santa Catarina ocupar o quarto lugar na produção de leite no País – Estado alcançou 2,43 bilhões de litros e desbancou Goiás –, a situação das famílias da agricultura que atuam no setor é de insegurança.

“Nós estamos preocupados porque os ganhos reduzem e muitas famílias já estão temendo consequências mais duras. O que aconteceu na suinocultura e na avicultura pode sim acontecer com o leite”, alertou Padre Pedro, referindo-se à concentração da produção em propriedades com grandes investimentos, e na exclusão de famílias da agricultura familiar e camponesa.

Produção aumentou

SC foi o único com crescimento da produção, que envolve mais de 70 mil famílias no Estado. Com apenas 1,2% do território, representa 10,5% da produção nacional. “O maior produtor mundial, a Nova Zelândia, mantém cotas de produção. E fazem isso em razão das pequenas propriedades, porque elas mantém vivas as comunidades rurais e são fundamentais, especialmente em países ainda em desenvolvimento”, analisou Padre Pedro.

Atividade tem forte componente social

O parlamentar explica que a bovinocultura de leite tem um forte componente social, já que está presente em praticamente todas as pequenas propriedades catarinenses. “Essas unidades não tem capital de investimento pesado, e sem uma proteção serão inviabilizadas. São mecanismos que existem em diversos países e que precisamos analisar”, defendeu.

Padre Pedro ainda destacou a importância do investimento na qualificação da produção, mas com a visão nos exemplos de outros países, que garantem não só um mercado forte, mas também condições sociais de produção.


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.