INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Padre Pedro convida para 24ª Romaria…

 Padre Pedro convida para 24ª Romaria da Terra e das Águas

Publicado em 06 de Setembro de 2017

O deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT/SC) convidou, hoje (06), no Plenário da Assembleia Legislativa, para a 24ª Romaria da Terra e das Águas que vai acontecer no próximo domingo, dia 10, no município de Pescaria Brava. A grande temática deste ano, além do debate e reflexão sobre a partilha da terra que envolve diretamente as questões da reforma agrária, são os biomas, no caso de Santa Catarina, da Mata Atlântica. “Vamos aprofundar o debate que envolve a Casa Comum, a vida que se expande, se relaciona e se comunica com todos os sistemas que envolvem o Planeta”, disse. O tema já foi motivo da Campanha da Fraternidade da CNBB.

Padre Pedro afirmou que a juventude estará presente em grande número no dia anterior para acolher os romeiros e romeiras na atividade promovida pela Pastoral da Terra. “Será um momento de reflexão e ao mesmo tempo de compromisso porque não basta apontar estratégias, é preciso que se assumam ações concretas”, ressaltou. Neste sentido, as comissões ligadas aos movimentos populares, às pastorais sociais da igreja e às bacias hidrográficas de cada região vão assumir um rio em cada município “para que, além de cuidar para ter água em abundância e de qualidade, possam também fazer que o bem público continue a fazer parte da nossa vida de da nossa história”, frisou.

O deputado destacou que a complexidade que envolve a temática da reforma agrária vai além da distribuição da terra e atinge uma série de outras políticas como o acesso ao crédito, à educação e à moradia. Segundo o parlamentar, a primeira romaria de SC aconteceu em Fraiburgo na localidade de Taquaruçu, que foi palco da Guerra do Contestado, onde viviam muitos caboclos e caboclas e foram mortos violentamente. “Lá se iniciou esta caminhada, encabeçada pela comissão da Pastoral da Terra ligada à igreja, e com a participação de inúmeros movimentos populares, sociais e pastorais que organizam e se envolvem em torno do evento”, contou. Neste domingo, estarão presentes ao evento estas organizações e as dioceses do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de Santa Catarina, que envolve também regiões do Rio Grande do Sul e Paraná.

Texto Juliana Wilke


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.