INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Seminários debatem agroecologia, biomas…

 Seminários debatem agroecologia, biomas e educação do campo em Lebon Régis e Fraiburgo nesta sexta

Publicado em 24 de Agosto de 2017

A agroecologia é um modelo consolidado e viável de produção de alimentos, que respeita a natureza, quem produz e quem consome. Já os biomas reúnem as condições básicas para o desenvolvimento de plantas, animais, e são responsáveis pelo que garante a vida da humanidade: o ar, a água e a própria terra.

O debate destes temas, a partir da educação do campo, estará em pauta na próxima sexta-feira (25), a partir das 8h 30, em Fraiburgo, na Escola 25 de Maio, no Assentamento Vitória da Conquista, e a partir das 14h, em Lebon Régis, no Assentamento Rio dos Patos

Os seminários integram uma série de debates que acontece em todas as regiões do Estado, promovidos a partir da Escola do Legislativo e do Fórum Parlamentar para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais. Conforme o presidente do Fórum, deputado Padre Pedro Baldissera, o objetivo é ampliar o debate, envolvendo institutos e universidades, sobre temas que são interligados e fundamentais para os filhos e filhas de agricultores familiares.

“É um espaço para troca de experiências e saberes, para instigar os jovens a buscarem conhecimentos e tecnologias que além de serem voltados à produção sustentável, melhoram a qualidade de vida no campo”, explica Padre Pedro. Na avaliação do deputado, a educação do campo é fundamental neste processo, porque aproxima as famílias da agricultura de um debate atual e que envolve o futuro da produção de alimentos. “E mais importante, ela valoriza os saberes dos camponeses e camponesas, e mostra aos jovens que seus valores são importantes e representam muito na sociedade”, complementa.

O primeiro seminário aconteceu em São Miguel do Oeste e depois da região segue para São Lourenço do Oeste e Chapecó, antes de iniciar a série de debates na região do Planalto Norte.

Inscrições são gratuitas e garantem certificado

As inscrições para os seminários são gratuitas, e podem ser feitas no local ou na página da Escola do Legislativo, nos links http://escola.alesc.sc.gov.br/evento?eid=976 para Fraiburgo, e http://escola.alesc.sc.gov.br/evento?eid=977 para Lebon Régis. Os palestrantes são o professor Jaime Bianchi, que há mais de 15 anos atua em temas relacionados ao meio ambiente, o doutor em Recursos Genéticos Vegetais pela UFSC, Lido José Borsuk a Mestre em Sociologia Política Juliana Adriano e a Mestre e doutoranda em Educação Edilaine Aparecida Vieira.
Além do Fórum e da Escola do Legislativo, participam da realização a Cooproeste, Coopercontestado, Escola de Educação Básica 25 de Maio, Cresol, Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Sintraf, Epagri, MST e IFSC - Campus Caçador.

Galeria de Imagens


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.