INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Padre Pedro questiona falhas no cumprimento…

 Padre Pedro questiona falhas no cumprimento da Lei Maria da Penha

Publicado em 10 de Agosto de 2017

Na semana em que a Lei Maria da Penha completou 11 anos, o deputado Padre Pedro Baldissera questionou diversos pontos da Lei Maria da Penha que ainda não são efetivados, em especial no que diz respeito à responsabilidade do Estado e da União. O parlamentar, que preside a Frente dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher em SC, destacou por exemplo a ausência, em grande parte das regiões, de um protocolo de atendimento às vítimas de violência.

“Apesar do esforço dos servidores, ainda falta informação nas repartições sobre como deve ser feito o atendimento e o encaminhamento de casos de violência”, afirmou Padre Pedro, lembrando os números alarmantes da violência de gênero no Estado, com destaque para o aumento nos casos de estupros e tentativas de estupro.

A Lei Maria da Penha, na avaliação do parlamentar, é um passo fundamental para o Brasil porque vai além de coibir e punir a violência doméstica e familiar. “Ela cria uma rede de proteção para as mulheres e de construção da igualdade, numa sociedade que é claramente desigual. Mas 11 anos depois nós olhamos o Artigo 35, por exemplo, e ele não é cumprido”, destaca o deputado.

O artigo 35 prevê centros de atendimento integrais e casas abrigo para mulheres e crianças vítimas de violência doméstica, fala da importância do preparo dos servidores públicos e dos serviços públicos, para receber as vítimas e é esta parte do texto que estabelece programas e campanhas de enfrentamento da violência doméstica e familiar.

“Considero este é um dos pontos fundamentais, porque combate o preconceito, a violência e o machismo. E faz isso da educação básica até o sistema judicial e penal”, observa Padre Pedro, para quem ainda falta o engajamento dos homens pelo fim da violência. “Nós somos os principais responsáveis, e nos eximimos de lutar contra esta cultura que reproduz machismo e violência”, destaca.

O parlamentar afirmou que a Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência, respeitando o protagonismo das mulheres e suas lutas, manifesta apoio à reivindicação de aplicação integral da Lei Maria da Penha e iniciará, a partir do mês de setembro, uma série de ações dirigidas à juventude, em escolas de ensino fundamental em médio do Estado. A ideia do projeto “Diálogo pela igualdade” é levar especialistas para, nas escolas, conversar diretamente com os estudantes sobre o tema igualdade e respeito entre meninos e meninas.

“Vamos trabalhar em todo Estado, mas a prioridade serão as regiões com índices mais elevados de casos de violência doméstica. E esperamos o engajamento dos homens neste trabalho”, complementou.


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.