INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Gestão Hídrica para reduzir o impacto…

 Gestão Hídrica para reduzir o impacto das estiagens

Publicado em 26 de Julho de 2017

Na terça-feira (25), a Epagri emitiu um “alerta hidrológico” no Estado. O motivo é a situação de emergência de rios localizados em seis cidades catarinenses (Guaraciaba, Forquilinha, Chapadão do Lajeado, Orleans, São Martinho e Concórdia). No caso de Concórdia, o Rio dos Queimados está com NÍVEL DE TRÊS CENTÍMETROS.

Isso motivou um estudo da Defesa Civil sobre as razões da estiagem, em especial na Região Oeste. O que o estudo apontou é que existe água, já que em alguns períodos chove demais, e em outros, a escassez leva a semanas de estiagem. O principal problema, portanto, é a falta de gestão dos recursos hídricos.

Desde 2007 o deputado Padre Pedro, que preside o Fórum para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, trabalha em conjunto com entidades e pesquisadores, buscando a implementação do Plano Estadual de Recursos Hídricos, que somente agora está saindo do papel nas regiões.

Esse e um passo fundamental, mas outra medida, também essencial, é o incentivo à construção de cisternas. E nesse ponto ainda é preciso avançar muito. As cisternas garantem o armazenamento da água nas propriedades ou comunidades, e asseguram um equilíbrio nos recursos hídricos durante os períodos de estiagem. Padre Pedro apresentou emendas ao orçamento buscando recursos em seis anos consecutivos, mas é preciso ampliar a pressão.

A gestão da água, em nosso Estado, no País e no mundo, será um dos principais diferenciais para a vida das comunidades nos próximos anos.

Veja matéria tratando do tema, divulgada na última terça-feira (25).

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/rbs-noticias/videos/t/edicoes/v/epagri-faz-alerta-para-estiagem-nos-rios-de-sc/6032332/


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.