Você está em: Início  Sala de Imprensa  “Apicultura une respeito ao meio…

“Apicultura une respeito ao meio ambiente e renda para famílias”, afirma Padre Pedro

Publicado em 23 de Maio de 2017

Na segunda-feira, 22 de maio, comemorou-se o Dia do Apicultor e da Apicultora. O deputado Padre Pedro Baldissera lembrou a data em uma manifestação no plenário da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (23). “Essas pessoas exercem uma atividade de importância ecológica, econômica e de segurança alimentar, cuidando das colmeias, das abelhas e ao mesmo tempo do meio ambiente”, afirmou o parlamentar.

Padre Pedro explica que a abelha é um indicador biológico do equilíbrio ambiental, fundamental para conservação da biodiversidade, e a apicultura é “uma forma de utilizarmos o meio ambiente de forma sustentável para produzir renda, sustento para as famílias”. A apicultura é praticada pelo homem há séculos. O papel do apicultor é dar amparo às abelhas nos períodos mais difíceis, em especial no inverno, auxiliando e cuidado da colônia para, depois, obter o retorno pelo mel e outros produtos.

Essencial à produção de alimentos

O parlamentar lembrou o papel das abelhas e outros animais polinizadores para a produção de alimentos. Cerca de 2/3 da alimentação humana depende, direta ou indiretamente ,da polinização por insetos. “Para quem gosta de transformar tudo em finanças, nós enfrentamos hoje no mundo uma perda de mais de 60 bilhões de dólares por causa da deficiência na polinização das plantas cultivadas. O valor anual global dos serviços ambientais prestados pelas abelhas na polinização de alimentos para o homem ultrapassa 153 bilhões de euros”, disse Padre Pedro.

Ele lamentou que agressões como o desmatamento, a poluição, as queimadas, os incêndios florestais e o uso indiscriminado de agrotóxicos, principalmente nas monoculturas, já dizimaram milhares de colmeias. “Os avanços na produção agrícola também precisam pensar isso: formas de manejo que garantam condições de preservação a estes agentes polinizadores. E os apicultores e apicultoras tem aqui uma atuação fundamental, pela defesa de sua atividade, e ao mesmo tempo, pela defesa do ecossistema”, complementou o deputado.