INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Padre Pedro destaca no plenário da…

 Padre Pedro destaca no plenário da Alesc luta de atingidos por barragens em SC

Publicado em 14 de Março de 2017

O deputado Padre Pedro Baldissera destacou nesta terça-feira (14), no plenário da Assembleia Legislativa, a passagem do Dia Internacional de Luta dos Atingidos por Barragens. Padre Pedro denunciou a existência de milhares de famílias que, depois de quase uma década, ainda buscam seus direitos. O parlamentar lembrou que durante todo o dia, em Águas de Chapecó, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) promove o “Encontro com atingidos pela UHE Foz do Chapecó no Rio Uruguai”.

“Depois de mais de 6 anos da construção da obra, centenas de famílias de pescadores e agricultores reivindicam a reestruturação das comunidades ribeirinhas; reassentamento dos pescadores, implantação imediata dos pontos de apoio a pesca com tanques e redes para os pescadores, entre outras questões”, destacou Padre Pedro, durante a leitura de manifesto do MAB.

Em Vargem, na região Serrana, na manhã desta terça-feira, os atingidos pela barragem de São Roque, no rio Canoas, também realizaram encontro. Com um grande histórico de violações à população atingida na região, os atingidos denunciam a precariedade nas indenizações e a falta de diálogo com a empresa. A reivindicação é de imediata compra de área de terra para reassentamento, e o reconhecimento dos direitos negados.

Em nível nacional, os atingidos revindicam a criação de uma Política Nacional de Direito dos Atingidos por barragens, planos de recuperação das regiões atingidas, criação de um fundo nacional e um órgão responsável para garantir os direitos; a suspensão imediata da decisão que reduz em 23% os Royalties (Compensação Financeira pelo Uso dos Recursos Hídricos – CFURH) sobre as terras alagadas dos atingidos por barragens. Na pauta também está a luta contra o desmonte da previdência, a defesa da Petrobrás e da distribuição dos royalties do pré-sal para educação, emprego, saúde e direitos.


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.