INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Dia do Rio: Especialista aborda recursos…

 Dia do Rio: Especialista aborda recursos hídricos no Plenário da Alesc, nesta quinta (24)

Publicado em 23 de Novembro de 2016

Nesta quinta-feira (24), Santa Catarina comemora o Dia do Rio (Lei 13.748/2006). Para reforçar na sociedade a preocupação com a preservação dos recursos hídricos, a Assembleia Legislativa recebe, durante a sessão plenária da manhã, o professor Márcio Claudio Cardoso da Silva, Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UFSC. O convite foi feito pelo presidente do Fórum Parlamentar pela Preservação do Aquífero Guarani, deputado Padre Pedro Baldissera, com o apoio de todas as bancadas. Padre Pedro também é autor do projeto que criou o Dia do Rio.

“A ideia é utilizar o espaço para mostrar aos parlamentares o quadro crítico da situação hídrica no Estado e no País, e além disso, multiplicar essas informações através dos meios de comunicação do parlamento”, explica Padre Pedro. Todos os anos, no dia 24 de novembro, o Fórum, em parceria com entidades, associações e instituições de ensino, promove atividades em regiões cortadas por grandes rios. Em 2015, por exemplo, o Seminário aconteceu em Linha Taquaruçu, município de Palmitos, região banhada pelo Rio Uruguai. As palestras abordaram a "ecologia integral" no mundo, a relação entre os rios e o desenvolvimento das regiões e o impacto dos agrotóxicos na saúde e na vida dos rios.

Neste ano, a ideia de realizar a ação em Florianópolis surgiu depois dos sérios problemas causados pela poluição dos rios na Capital. O caso mais emblemático, do Rio do Braz, em Canasvieiras, atingiu todo Norte da Ilha e marcou a temporada de verão em Florianópolis, com repercussão internacional. Depois de um período de chuva a água do rio ultrapassou a faixa de areia e atingiu a praia, tornando a região imprópria para banho. “É um exemplo claro da negligência com os recursos hídricos. A situação, que já era grave, foi exposta a partir de um problema durante o período de maior demanda na região”, destacou Padre Pedro.

Currículo

O professor Márcio Claudio Cardoso da Silva é Mestre em Hidrologia pelo Centro de Estudos e Experimentação de Obras Públicas, em Madrid, na Espanha, e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UFSC. Também é Membro dos Grupos de Pesquisas do Laboratório de Potabilizaçao de Águas - LAPOÁ (UFSC) e do Grupo Transdisciplinar de Governança da Água e do Território - GTHidro. Atua em Governança, Gestão e Planejamento em Bacias Hidrográficas, História Ambiental, Educação Ambiental, Gerenciamento e Planejamento dos Recursos Hídricos e Planos Estratégicos para Comitês de Bacias Hidrográficas.

Dia do Rio

O projeto para criação do Dia do Rio foi apresentado pelo deputado Padre Pedro em 2005, aprovado em 2006 e transformado na Lei 13.748. A data foi incluída no calendário oficial do Estado com o objetivo de lembrar a importância da água para a humanidade, e realizar ações especialmente dirigidas a crianças e adolescentes, que multiplicam as informações sobre preservação com a família e a comunidade.

Em apenas um dia de atividades, no ano de 2012, por exemplo, foram reunidos mais de 1 mil alunos no município de Água Doce. Em outras regiões as escolas realizam atividades conjuntas, como aconteceu em Campo Erê, quando todo município se mobilizou para formular a Carta de Campo Erê, um documento que aponta objetivos claros de preservação para a região.


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.