INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Padre Pedro homenageia Cooperoeste…

 Padre Pedro homenageia Cooperoeste com Comenda do Legislativo

Publicado em 21 de Novembro de 2016

A Comenda do Legislativo, homenagem concedida pela Assembleia Legislativa a pessoas e entidades que se destacaram por seu compromisso com o Estado, foi entregue nesta segunda-feira (21) à Cooperoeste, de São Miguel do Oeste. A indicação da cooperativa foi feita pelo deputado Padre Pedro Baldissera. Outras 42 personalidades, instituições, entidades e empresas também receberam a honraria, em solenidade realizada no Plenário Osni Regis, em Florianópolis.

Padre Pedro entregou a comenda ao presidente da Cooperoeste, Celestino Roque Persch, o vice-presidente, Aldo Postal e ao integrante da coordenação estadual do MST, Vilson Santin. “A Cooperoeste chega a 2016 demonstrando o sucesso da reforma agrária, produzindo alimentos sustentáveis e garantindo melhor condição de vida a quem produz. É um trabalho não só com sentido econômico, de crescimento, mas de mostrar que é possível um mundo mais humano, justo e solidário”, disse Padre Pedro.

História

A Cooperoeste completou, em julho de 2016, 20 anos de uma história que serve de exemplo à sociedade brasileira. Criada por famílias assentadas da refora agrária, a cooperativa sediada em São Miguel do Oeste é uma das sete criadas pelo MST em SC e está entre as maiores do Sul do Brasil.

A caminhada da Coopoeroeste começou em 25 de maio de 1985, quando 2 mil famílias ocuparam latifúndios no Extremo Oeste de Santa Catarina, num ato que deu origem aos 14 assentamentos da região.

No início da década de 90 os agricultores já vendiam sua produção a uma grande empresa da região, mas o baixo valor pago somente os empobrecia. Unidos, eles buscaram crédito para montar uma associação destinada a industrializar o leite.

Em abril de 1996 nasce a primeira indústria com a marca Terra Viva, a Associação dos Agricultores 25 de Maio, um projeto diferenciado de resistência e de combate à exclusão patrocinada pelas grandes agroindústrias. O objetivo ali não era somente lucrar, mas garantir avanços econômicos e sociais às famílias.

Começaram industrializando 300 litros de leite por dia. A produção aumentou rápido e em 20 de julho de 1996, no assentamento São Mateus, foi criada a Cooperativa Regional de Comercialização do Extremo Oeste de Santa Catarina, a Cooperoeste. Em Setembro de 1997 as famílias iniciaram a construção da Indústria de Leite Longa Vida em Linha Bela Vista das Flores, também São Miguel do Oeste.

Depois de 10 anos, a capacidade instalada já era de 330 mil litros de leite por dia e em 2010, com novos investimentos no parque industrial, saltou para 500 mil litros dia.

Conhecida pelo leite Terra Viva e uma centena de produtos derivados, a Cooperoeste representa também as cerca de 6 mil famílias dos 138 assentamentos, localizados em 51 municípios catarinenses. Em todos a produção é diversificada, na maior parte orgânica.

E, principalmente, a Cooperoeste é a marca da dignidade das famílias da agricultura, do respeito à sua família e ao meio ambiente, que é de todos nós.


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.