INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Contestado: Acordo não garantiu reparação…

 Contestado: Acordo não garantiu reparação por crimes contra povo caboclo

Publicado em 20 de Outubro de 2016

O deputado Padre Pedro Baldissera lembrou, nesta quinta-feira (20), a passagem dos 100 anos da assinatura do acordo de limites, entre Paraná e Santa Catarina, que oficialmente acabou com a Guerra do Contesado (1912-1916). Na avaliação do parlamentar, a Guerra colocou interesses dos poderosos contra a população pobre da região, o que resultou num genocídio contra caboclos e caboclas.

“Até hoje aquela região sofre com a exploração e a pobreza e o Estado tem uma dívida histórica que nunca foi quitada. Caboclos e caboclas camponeses lutaram contra a injustiça de que foram vítimas quando o governo brasileiro doou as terras do entorno da nova linha férrea aos madeireiros e à Southern Brazil Lumber & Colonization Company. O que receberam foi morte e dor”, disse o parlamentar.

O parlamentar lembrou ainda que a presença do Estado na região era mínima, e que até então aquela população sofria com os mais diversos problemas. “Era uma população pobre, humilde, que tirava da terra o seu sustento e que, de uma hora para outra, teve sua vida atingida por um poder descomunal”, complementou Padre Pedro.

O deputado ainda destacou que hoje, em várias regiões do Estado, ainda se vê a exploração dos trabalhadores e trabalhadoras no campo e na cidade, bem como, a expulsão de famílias de suas terras. “A região nunca se recuperou e vemos isso nos próprios números de desenvolvimento humano. Acredito que estes 100 anos do acordo devem fazer nossos governantes refletir profundamente sobre esta questão”, finalizou.


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.