INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Oficinas de degustação abrem programação…

 Oficinas de degustação abrem programação do Dia do Vinho Catarinense

Publicado em 01 de Junho de 2016

As Oficinas de Degustação promovidas na semana que antecede o Dia do Vinho Catarinense (primeiro domingo de junho) iniciam nesta quinta-feira (2), no Café Cultural da Fundação Badesc, no Centro de Florianópolis. A novidade neste ano é que parte das atividades será dirigida a deficientes visuais.

Para os integrantes da Associação Catarinense para Inclusão do Cego (ACIC), o curso acontece nos dias 2 e 3 de junho, 10h. O restante do público que já se inscreveu participa às 14h e às 16h, nos mesmos dias. Como as vagas foram preenchidas em menos de três horas, a organização abriu um cadastro de reserva pelo email [email protected]. O objetivo, segundo a Dra. Márcia Maluf Palei, que coordena as oficinas, é atender o público até o final deste ano.

Márcia conta que a ideia de abrir parte das oficinas exclusivamente para deficientes visuais surgiu depois de uma atividade na ACIC, no dia 14 de abril. “O tema vinho é algo fascinante e os participantes gostaram das particularidades ligadas ao universo da uva e do vinho. A ACIC solicitou duas turmas na programação do Dia do Vinho Catarinense e queremos seguir com a ideia”, explica. Márcia é especialista em Marketing Cultural de Permanência, pesquisadora e representante do Sindivinho e Associação Pro Vinho para a Cultura do Vinho, duas das entidades que apoiam a iniciativa.

Dia do Vinho

O Dia do Vinho Catarinense está no calendário oficial do Estado desde 2009, depois da aprovação e sanção de um projeto apresentado pelo deputado Padre Pedro Baldissera, transformado na Lei 14.711/2009. Conforme Padre Pedro, a Mostra do Vinho (realizada em Florianópolis de 2010 a 2015), e as atividades nas regiões produtoras, buscam destacar a qualidade dos vinhos catarinenses, que apesar de premiados e reconhecidos, ainda são desconhecidos dos consumidores do próprio Estado. “As oficinas, o trabalho no setor gastronômico, a integração pela rota da uva e do vinho, tudo isso pretende aproximar os consumidores e o vinho produzido aqui”, destaca Padre Pedro.

A ideia do projeto do Dia do Vinho surgiu dos debates da Feira Camponesa da Uva, em Tangará, em 2009, onde também foram sugeridas as matérias do Fundo Estadual de Vitivinicultura (em andamento), da inclusão do suco de uva na alimentação escolar (Lei 14.995/2009) e da Rota da Uva do Vinho em SC (Lei 16.873/2016). Padre Pedro projeta ainda mais avanços para o setor vitivinícola com a criação da Rota da Uva e do Vinho, um programa específico voltado ao enoturismo no Estado.

Oficinas

As oficinas de degustação são coordenadas pela Dra. Márcia Maluf Palei, com a participação do enólogo Jucélio Kulmann de Medeiros e do enófilo Douglas Chamon, com 24 anos de experiência na área e que também atua como blogueiro de vinhos nacionais (www.adegadochamon.com). Serão seis oficinas, com uma hora e meia de duração, e a participação de 15 pessoas em cada período. Outras informações no telefone (48) 3221-2726.


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.