(48) 3221-2726
imprensapadrepedro@gmail.com
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Os homens e o fim da violência

 Os homens e o fim da violência
Publicado em 29 de Julho de 2015

Debaixo de planilhas com bons indicadores econômicos e sociais, Santa Catarina esconde os corpos de milhares de mulheres assassinadas, agredidas e subjugadas. Uma mulher é vítima de agressão a cada 46 minutos no Estado. Cinco de nossas principais cidades estão entre os 100 municípios com mais registros de violência contra a mulher no Brasil.

A contradição é gritante. Temos municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) alto e os menores índices de violência. No entanto, além de casos constantes de agressões contra mulheres, grande parte das ocorrências sequer chega às autoridades policiais ou ao judiciário. Ficam, também, escondidos debaixo do manto da omissão, da vergonha, da falta de perspectiva, da ausência de estruturas, locais e regionais, de assistência às mulheres que vivem em situação de violência doméstica.

É neste contexto que lembramos, nesta semana, os nove anos da Lei Maria da Penha (11.340/06). E se o caminho ainda é longo para a implementação efetiva da lei, há um trajeto mais curto para acabar com a violência. Ele passa pela consciência de cada homem, amigo, namorado, marido e pai. A cultura do machismo, da dominação, da violência e da discriminação da mulher na sociedade só existe porque se perpetua de geração para geração. E nós, homens, precisamos dar um basta a esta barbárie.

Foi com esta motivação que criamos, em 2013, a Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência, que neste mês de julho se engajou ao desafio proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a campanha #ElesPorElas (#HeForShe), através da agência ONU Mulheres.

O objetivo é mobilizar homens e meninos pela igualdade de gênero e contra a violência. Por isso convidamos cada homem e menino de Santa Catarina a se engajar na campanha #ElesPorElas, para multiplicar a cultura da paz e, aos poucos, interrompermos este ciclo perverso, do qual somos protagonistas. Eliminar a discriminação, a violência e a opressão é, sim, responsabilidade de todos. Acesse o site www.heforshe.org e participe da campanha.

Padre Pedro Baldissera

Deputado Estadual
Presidente da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher



Deputado Estadual Padre Pedro Baldissera - Política a Serviço da Vida. © 2017. Todos os direitos reservados.

Acessar Webmail